quinta, 09 de maio de 2019 - 10:21h
II ENCONTRO ESTADUAL DE BOMBEIRAS ABORDA TEMAS SOBRE O UNIVERSO FEMININO NA CORPORAÇÃO
Evento conta com a participação da primeira mulher piloto de helicópteros de bombeiro do Brasil que atuou em resgate dramático às vítimas de Brumadinho (MG).
Por: Com informações da Secom
Foto: Divulgação
Secretário Carlos Souza (Sejusp) duante abertura do evento

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), da Secretaria de estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realiza hoje e amanhâ (dias 9 e 10, respectivamente), o II Encontro Estadual de Bombeiras Militares. Com 392 militares do sexo feminino, representando 30,20% de um efetivo de 1.298 bombeiros, a corporação do Amapá se destaca em relação ao efetivo dos demais estados da federação, e acompanha o debate nacional para superar os desafios de uma bombeira militar.

Pelo segundo ano consecutivo o CBM promove debates referentes ao universo feminino na corporação, e relacionados às pautas abordadas pelo Comitê Nacional de Bombeiras Militares.

“Como qualquer setor da sociedade, as bombeiras têm brigado pelo seu espaço, mostrando que são tão capazes quanto os homens e buscando, constantemente, compensar a diferença de força física com o aprimoramento técnico profissional”, destaca a coordenadora do evento, a coronel BM Karina Homobono.

O secretário de estado da Justiça e Segurança Pública, Coronel PM José Carlos Corrêa de Souza, participou da abertura do evento, que aconteceu no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O segundo dia do evento acontece no Comando-Geral do CBM.

A abertura contou com a palestra da major Karla Lessa, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, reconhecida mundialmente como a primeira mulher a atuar como piloto de helicóptero de bombeiro do Brasil no resgate das vítimas na operação em Brumadinho. Na ocasião, uma aluna da Escola de Gestão Compartilhada Militar Professora Risalva Freitas do Amaral homenageou a major com a leitura da carta vencedora do concurso de cartas, dos Correios, com o tema “Escreva uma carta para o seu herói".

Na sequência foram apresentadas palestras abordando temas relacionados à saúde feminina e legislação militar. As bombeiras militares também participam de oficinas operacionais ligadas às atividades de salvamento e resgate.

No segundo e último dia haverá a competição operacional “Bombeira de Garra Tucuju”, no quartel do Comando-Geral. Além de promover a interação do efetivo feminino da corporação, nesse evento as militares executarão provas relacionadas às modalidades de combate a incêndio, salvamentos em altura e aquático, demonstrando a destreza, força e coragem do potencial operacional feminino.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEJUSP - Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Av. Padre Júlio Maria Lombard, 810 - Central, Macapá - AP, 68900-030 - (96) 3333-3333 - izael_marinho@yahoo.com.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá