quinta, 11 de julho de 2019 - 04:33h
SEJUSP ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO POR RECONHECIMENTO FACIAL PARA COMBATE À CRIMINALIDADE
Sistema de identificação já é usado com eficiência no Estado do Ceará.
Por: Izael Marinho
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp) estuda a possibilidade de implantar um sistema de identificação de câmeras com reconhecimento facial para melhorar e modernizar a segurança pública e o combate à criminalidade.

No início do mês, a pedido do secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Coronel PM José Carlos Corrêa de Souza, o diretor-presidente do Prodap (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação), Lutiano Silva, visitou a cidade de Fortaleza (CE) para conhecer as tecnologias e soluções tecnológicas desenvolvidas e implementadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e que podem ser empregadas no Amapá.

Na capital cearense Lutiano visitou o Centro Monitoramento e Controle, da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, que funciona desde 2014 e tem sido protagonista no combate à criminalidade com o uso da tecnologia. Além de monitoramento através de câmeras com reconhecimento facial, o Ceará usa o aplicativo 190 e outras tecnologias para combate à violência.

“Esse compartilhando de experiências, conhecimento e soluções tecnológicas podem ajudar a segurança pública do Amapá a se modernizar”, destacou Lutiano.

Para o secretário Carlos Souza, uma parceria de transferência de conhecimento do sistema de identificação facial, do aplicativo 190, dentre outras tecnologias implantadas no Ceará, devem ajudar a Sejusp no combate ao cometimento de crimes.

O sistema poderá ser implantado no Amapá através de uma cooperação técnica entre Sejusp, Prodap e Secretaria de Segurança Pública do Ceará.

O diretor-presidente do Prodap acredita que em até seis meses – após a implantação do aplicativo 190 – a população do Estado poderá usufruir dos benefícios do sistema.

“Os demais produtos dependem de um plano de trabalho e alguns investimentos”, reforçou Lutiano Silva, que discutiu com seus colegas do Ceará o compartilhamento de experiências, conhecimento e tecnologias desenvolvidas pelo Governo do Amapá, através do Prodap, em parceria com a Sejusp.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEJUSP - Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Av. Padre Júlio Maria Lombard, 810 - Central, Macapá - AP, 68900-030 - (96) 3333-3333 - izael_marinho@yahoo.com.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá