sexta, 13 de agosto de 2021 - 11:12h
Sejusp recebe empresa especializada no serviço de câmeras corporais para forças de segurança
No próximo mês, serão iniciados os testes operacionais com o equipamento, para posterior implantação nos órgãos de segurança
Por: Paula Menezes
Foto: Paula Menezes
O equipamento será utilizado no dia a dia das ações policiais, legitimando a atuação do agente perante a população

Na manhã desta sexta-feira, 13, a Secretaria de Estado e Segurança Pública recebeu representantes da Empresa Axon, responsável pela prestação dos serviços de câmeras corporais para as forças de segurança do Estado de São Paulo. A Sejusp demonstra interesse na aquisição do serviço para implantação na ação da Polícia Militar e Polícia Civil - em especial para seus grupamentos táticos e especializados -, além da Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.
Atualmente, apenas o Estado de São Paulo possui o serviço de câmeras corporais para a Polícia, porém, segundo a empresa, o Estado do Rio de Janeiro já demonstrou interesse em adquirir o serviço, com mais de 16 mil dispositivos. No Amapá, a Sejusp entra em fase de planejamento da aquisição do serviço, com previsão dos testes experimentais do equipamento com os agentes em rua, nos próximos trinta dias.
A aquisição do serviço será feita através de recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública e, na fase inicial de implantação, deverá ser aplicado a agentes da região metropolitana de Macapá.

 

Objetivo da aquisição

Segundo o Secretário da Justiça e Segurança Pública, Cel Carlos, o principal objetivo da aquisição dos equipamentos é legitimar a atuação do agente de segurança perante a população, proporcionando comprovações concretas da sua ação, dirimindo qualquer tipo de dúvida que possa vir a surgir, além de enfatizar a confiança do cidadão nas operações policiais.

Câmeras corporais

Em junho deste ano, a empresa Axon, líder mundial em tecnologias de segurança pública conectadas, firmou parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo para equipar 2.500 policiais com câmeras Axon Body 3 apoiadas pela solução de gerenciamento de evidências digitais, Axon Evidence. A Axon foi selecionada após um processo de licitação internacional no final de 2020 e a implantação operacional completa das 2500 câmeras corporais foi concluída com sucesso em maio de 2021.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEJUSP - Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Av. Padre Júlio Maria Lombard, 810 - Central, Macapá - AP, 68900-030 - (96) 9128-9346 - sejusp.comunica.ap@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá