sexta, 01 de fevereiro de 2019 - 10:49h
CHEGA AO FIM O TREINAMENTO PARA OPERAÇÃO DE RADIOCOMUNICAÇÃO DIGITAL DA SEGURANÇA PÚBLICA
Dezenove técnicos de diversas unidades da Sejusp participaram das duas semanas de treinamento
Por: Izael Marinho
Foto: Netto Lacerda

Encerrou nesta sexta-feira, 1°, o treinamento técnico sobre o Sistema Tetra de Radiocomunicação Digital pelo qual passaram 19 servidores de instituições de segurança pública ligadas à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O treinamento iniciou dia 21 de fevereiro e durou duas semanas.

No último dia do curso os alunos participaram de uma palestra sobre os detalhamentos de uso dos equipamentos digitais.

A parte teórica do treinamento foi ministrada no auditório da Sejusp. As aulas práticas, no Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes) e em unidades de segurança que trabalham com radiocomunicação.

Segundo o assessor técnico do curso, o Capitão CBM José Francisco Pinheiro Brazão, essa transferência de conhecimento possibilitou aos operadores adquirirem informações importantes acerca da parte operacional dos terminais, gerenciamento e manutenção do sistema.

“Essa é a primeira fase da implantação do sistema de radiocomunicação digital. Os equipamentos foram adquiridos através de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mais de mil aparelhos de radiocomunicação digital devem chegar a Macapá ainda em fevereiro para substituir os atuais rádios comunicadores que operam na região metropolitana da capital”, disse o militar.

Servidores técnicos da Sejusp, Ciodes (setor de Radiocomunicação), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) participaram do treinamento. Todos têm formação ou conhecimento em telecomunicações, rede de computadores e Tecnologia da Informação. Esses servidores foram treinados para gerenciar, programar, monitorar e fazer a manutenção do Sistema de Radiocomunicação Digital Tetra, que vai melhorar substancialmente a comunicação em segurança pública.

“O conhecimento adquirido no curso dará suporte técnico para o sistema de rádio adquirido pela Sejusp, que é um sistema de comunicação que já está sendo instalado em alguns estados brasileiros. Essa nova tecnologia trabalha com criptografia nas comunicações de ponta à ponta, livre de escuta e monitoramento por qualquer pessoa alheia ao sistema”, garantiu Brazão.

“Não tem como rastrear a comunicação feita através do Sistema Tetra. Tudo é criptografado com 12 dígitos de criptografia, o que torna o sistema praticamente inviolável”, frisou.

Atualmente o sistema está em fase de conclusão, mas já conta com 8 Estações de Rádio Base (ERBs) que fazem a repetição da comunicação, instaladas em todo o estado - do Oiapoque ao Jari –, baseadas nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Pracuúba, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Laranjal do Jari, Santana e Macapá.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEJUSP - Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Av. Padre Júlio Maria Lombard, 810 - Central, Macapá - AP, 68900-030 - (96) 9128-9346 - sejusp.comunica.ap@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá