quinta, 06 de junho de 2019 - 05:23h
VISITANTES TENTAM ENTRAR NO IAPEN COM ARMAS, MUNIÇÕES, DROGAS E CELULARES ESCONDIDOS EM LATAS DE TINTA
O material ilícito foi detectado pelo aparelho de Raio-X instalado no “Cadeião”.
Por: Izael Marinho, com informações da Ascom-Iapen
Foto: Divulgação Iapen/Sejusp
Ao passarem com o material pelo Raio-X as visitantes foram flagradas pelos agentes penitenciários.

Uma pistola Ponto 40, 23 munições com dois carregadores, 13 celulares, 10 porções de drogas e cinco facas foram apreendidos no fundo falso de latas de tinta que seriam entregues a um preso do Pavilhão F2 (que abriga presos do regime fechado). Todo esse material ilícito foi detectado na tarde desta quarta-feira, 5, pelo equipamento de Raio-X instalado na entrada do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O mesmo pavilhão (o Cadeião) havia sido alvo de revista geral na manhã desta quarta-feira.

O flagrante e apreensão do material foi feito por agentes penitenciários da Unidade de Vigilância e Disciplina (UVD) que detectaram o material suspeito analisando as imagens do Raio-X.

Duas visitantes que tentaram burlar a segurança do Iapen e fazer a entrega do material, bem como o interno que o receberia, foram encaminhados ao Ciosp Pacoval juntamente com o material apreendido.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Coronel PM José Carlos Corrêa de Souza, destacou que as constantes apreensões de armas, drogas e outros materiais ilícitos, com a ajuda dos equipamentos eletrônicos instalados na penitenciária, provam que os investimentos em tecnologia para combate ao crime são posturas corretas em relação ao enfrentamento ao crime.

Para o diretor-presidente do Iapen, Lucivaldo Costa, os investimentos feitos para aumentar a segurança na entrada de pessoas e materiais ilícitos na penitenciária estão mostrando resultados positivos.

“A revista com o uso dos equipamentos de Raio-X e ‘scanners’ são uma rotina para acesso ao presídio. Além disso, contamos com servidores treinados e atentos para evitar a entrada de qualquer tipo de material ilícito na cadeia”, disse.