quinta, 11 de fevereiro de 2021 - 10:10h
Forças de segurança estaduais e federais instalam a Operação Hórus-Amapá no Município de Oiapoque
A operação tem como objetivo combater e prevenir os delitos transfronteiriços, atuando contra o crime organizado, tráfico e demais crimes
Por: Paula Menezes
Foto: Cap PM Uesclei da Silva Costa
Representantes dos órgãos de segurança pública estaduais e federais participaram da abertura da operação

Na manhã desta quarta-feira (10), foi instalada, no município de Oiapoque, a operação Hórus-Amapá, que tem por finalidade o combate e prevenção de delitos transfronteiriços que ocorrem na região de fronteira amapaense, como o tráfico humano, de drogas, de armas e munições, além de crimes ambientais e outros delitos.
A operação tem como base os princípios do Projeto V.I.G.I.A, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o intuito de integrar o sistema de segurança pública - forças federais, estaduais e municipais - no combate ao crime organizado, tráfico e demais delitos que ocorrem nas fronteiras do país.
O Amapá foi o décimo primeiro estado a implantar o projeto, fechando a fronteira brasileira com os demais país da América do Sul. A operação foi iniciada no município de Oiapoque e deverá ser implantada em outros municípios do Estado futuramente.
Na ocasião, estiveram presentes o Secretário da Justiça e Segurança Pública do Amapá, Cel José Carlos Corrêa, representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Grupamento Tático-Aéreo, além do Exército Brasileiro, através do 34º Batalhão de Infantaria de Selva, e da Marinha do Brasil, com a Agência Oiapoque da Capitania dos Portos do Amapá. As Polícias Federal e Rodoviária Federal também estiveram presentes na solenidade, bem como representantes do ICMbio - Instituto Chico Mendes.
Ainda, representando a cooperação com a Guiana Francesa - fronteira do Brasil no Oiapoque -, participou da instalação do projeto o Sr. Frédéric Bouteille, Vice-Prefect do Estado Francês, e representantes do Centro de Cooperação Policial - CPP.

PROJETO V.I.G.I.A

O Programa Nacional de Combate aos Crimes nas Fronteiras e Divisas apresenta como ferramenta de integração entre as forças federais, estaduais e municipais que, de acordo com as especificidades de cada região, se unem para combater os crimes transfronteiriços.
A sigla V.I.G.I.A significa:
V - Vigilância da Fronteira
I - Integração entre as diferentes instituições do sistema de segurança pública
G - Governança: capacidade dos governos de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções
I - Interoperabilidade: trabalho conjunto dos diferentes órgãos
A - Autonomia dos Estados no planejamento das ações de combate ao crime nas fronteiras e divisas.