sexta, 13 de agosto de 2021 - 11:23h
Sejusp divulga o balanço da Operação Integrada contra o Crime Organizado, em Pedra Branca do Amapari
A operação marca a incursão dos serviços de inteligência em segurança para o interior do Estado
Por: Paula Menezes
Foto: Paula Menezes
Participaram da coletiva a Delegada PC Rosana Rocha, o Comandante da PM José Paulo Matias e o Perito Criminal da Polícia Científica Amiraldo Magalhães

Na manhã desta sexta-feira, 13, a Sejusp, juntamente com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Científica, divulgou o balanço da Operação Integrada contra o Crime Organizado, realizada na última quinta (12), no município de Pedra Branca do Amapari. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e prisão, resultando na prisão de três envolvidos com o crime organizado, apreensão de armas e drogas e um óbito de um líder de facção criminosa, após confronto armado com uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais.

Para as ações, a Sejusp coordenou equipes das Polícias Militar, Civil e Científica, além de contar com o apoio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal de Pdra Branca. Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo Tático Aéreo (GTA) participaram das ações - estes com o deslocamento de duas aeronaves para auxiliar nos trabalhos.

Planejamento

A operação é resultado de um trabalho de inteligência desenvolvido pela Coordenadoria de Inteligência de Operações Especiais (Ciop/Sejusp), após denúncias da atuação crescente de uma facção criminosa no município. Durante o trabalho, as forças de segurança federais, estaduais e municipais trabalharam de forma integrada, com mais de 70 homens, com fins de desarticular as atividades da referida organização.

Integração entre Forças de Segurança

Segundo o Secretário Cel Carlos Souza, o êxito da operação deve-se ao trabalho conjunto e harmônico entre os órgãos de segurança envolvidos, após um excelente trabalho de inteligência desenvolvido. De acordo com o planejamento, o objetivo é ampliar o trabalho para outros municípios do Estado nas próximas semanas.