sábado, 16 de fevereiro de 2019 - 19:12h
AÇÃO CONJUNTA DIVULGA BENEFÍCIOS DO ALERTA CELULAR E DISQUE DENÚNCIA
Durante o evento mais de 50 celulares foram cadastrados. Ao todo, passa de 3 mil o número de aparelhos registrados no sistema até agora.
Por: Izael Marinho
Foto: Netto Lacerda
Panfletagem ocorreu no Centro da cidade, neste sábado.

Sessenta e dois celulares cadastrados através do sistema WEB Alerta Celular, e dezenas de “downloads” do aplicativo Disque Denúncia Amapá 181. Este foi o resultado da ação de divulgação dos dois serviços, ocorrida na manhã deste sábado, 16, na Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá. A divulgação foi realizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e a Federação de Bens, Comércio e Serviços do Amapá (Fecomércio).

Milhares de pessoas (entre passageiros de veículos particulares, ônibus, motocicletas, transeuntes) que passaram pelo Centro da capital, neste sábado, foram abordadas pelos servidores da Sejusp, Agência Amapá e funcionários de empresas ligadas à Fecomércio. Eles distribuíram panfletos e divulgaram os benefícios dessas duas ferramentas tecnológicas de combate à criminalidade.

A ação foi liderada pela Coordenadoria de Segurança Comunitária (CSC) da Sejusp e aconteceu das 8h ao meio-dia. Consistiu em distribuição de panfletos sobre o funcionamento dos dois serviços, bem como orientações acerca do benefício que cada um deles traz para a segurança da população.

Técnicos da Sejusp realizaram demonstrações da funcionalidade do Alerta Celular e do Disque Denúncia, em uma tenda montada na Rua Cândido Mendes. No local foram instalados equipamentos de informática para que as pessoas interessadas pudessem cadastrar seus aparelhos ou baixar o aplicativo.

De acordo com o Setor de Estatística do Ciodes (Centro Integrado de Operações em Defesa Social), até agora foram cadastrados 3.148 celulares através do sistema WEB Alerta Celular, e houve o registro de 104 ocorrências de perda, furto ou roubo de aparelhos. Esses casos estão sendo investigados pela polícia para que os celulares sejam recuperados e devolvidos aos seus legítimos proprietários.

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

O serviço WEB Alerta Celular ajuda a identificar aparelhos celulares roubados, furtados ou extraviados. Basta cadastrar o aparelho diretamente no endereço http://www.alertacelular.ap.gov.br ou através do Portal da Segurança (https://portaldaseguranca.portal.ap.gov.br), de onde o usuário será redirecionado para a plataforma de cadastro.

O cadastramento do aparelho no sistema permitirá à polícia, por meio da identificação do IMEI do equipamento, apreender o celular roubado ou furtado quando encontrado em posse irregular, e devolvê-lo ao legítimo proprietário.

Já o aplicativo “Disque Denúncia 181” é uma ferramenta através da qual o cidadão pode fazer denúncia de crimes diretamente às forças de segurança, sem precisar se identificar. As denúncias caem em uma central de monitoramento instalada no Ciodes e são coordenadas pela Delegacia de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil.

O Disque Denúncia Amapá 181 é uma ferramenta tecnológica de combate à criminalidade e à violência. O aplicativo foi desenvolvido 100% pelo Prodap (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação). Através dele o cidadão pode ainda enviar arquivos de imagens (fotografia ou vídeo), áudios e até usar o localizador para informar o local exato da ocorrência.

Por ele é possível relatar suspeitas de várias modalidades de crimes, como tráfico de drogas, furtos, roubos, estupros, violência doméstica, porte de armas etc. O Disque Denúncia está disponível tanto para a plataforma IOS, quanto Android e pode ser baixado pelo endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ap.denuncias181.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEJUSP - Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Av. Padre Júlio Maria Lombard, 810 - Central, Macapá - AP, 68900-030 - (96) 9128-9346 - sejusp.comunica.ap@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá