terça, 02 de outubro de 2018 - 15:30h
Sejusp e PM deflagram Operação Janelas Quebradas
O objetivo foi reforçar a fiscalização de bares e casas noturnas
Por: Izael Marinho
Secretário Ericláudio Alencar define detalhes da operação com o comandante do 1º BPM, tenente coronel coronel Petrúcio

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deflagrou na madrugada de sábado (30) na zona sul de Macapá a Operação Janelas Quebradas, que contou com apoio do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) sob comando do tenente coronel Petrúcio Santana e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran).

Segundo o secretário Ericláudio Alencar, que comandou pessoalmente a operação, o objetivo foi reforçar a fiscalização de bares e casas noturnas, observando o cumprimento da Lei municipal n° 027/2004 que dispõe sobre o licenciamento, autorização e fiscalização das atividades socioeconômicas do município de Macapá, entre eles, o licenciamento para o funcionamento destes estabelecimentos comerciais.

“A teoria das janelas quebradas é muito interessante. Em resumo ela quer dizer que se você não consertar uma janela quebrada de um edifício, por exemplo, logo os vândalos irão atirar pedras para quebrar as outras, gerando assim um comportamento anti-social que poderá resultar em vários outros crimes. Então, quando cumprimos os horários e fechamos esses estabelecimentos, estamos evitando um mau maior. Durante a operação as pessoas deixaram esses locais e regressaram para suas casas. Resultado: às 6h da manhã o Hospital de Emergências de Macapá estava totalmente tranquilo. Houve registro de apenas três pessoas feridas por arma branca, mas esses casos ocorreram no âmbito familiar, sendo que todos eles tinham relação com o álcool. Isso é gratificante. Por esse e outros motivos estaremos intensificando essa operação. É uma resposta à sociedade”, asseverou o secretário Ericláudio.

“Estamos avaliando como altamente positiva essa operação. É necessário se regular o horário de funcionamento desses locais. Quantas e quantas pessoas já não foram mortas na saída de festas que terminaram altas horas da madrugada? Quantos não foram vítimas fatais do trânsito após ingestão de álcool associada à direção. Espero que essas ações sejam, de fato, uma política permanente de Estado”, disse o taxista Raimundo Nonato, de 53 anos.

O comandante do 1º BPM, tenente coronel Petrúcio Santana, afirmou estar à disposição da Sejusp para fortalecer as ações preventivas e repressivas. “Estamos atuando de forma conjunta. Nessa operação estamos empregando um efetivo com alunos do curso de formação que entrou no estágio final. É, também, o aperfeiçoamento da nossa tropa. Quando se executa uma operação preventiva como esta, e os resultados aparecem de imediato, quem ganha é a sociedade. Estaremos ombreados para garantir a redução da criminalidade. Para isso, contamos com a colaboração da própria população”, afirmou.

Durante a operação foram identificados dezenas de menores em bares e boates. Alguns estabelecimentos comercializavam bebidas fora do horário legal e deverão sofrer as sanções da lei. Todas as ações ilegais foram devidamente registradas e farão parte de um relatório oficial que será emitido após o fechamento da operação que prosseguiu na madrugada de domingo (1).

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEJUSP - Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Av. Padre Júlio Maria Lombard, 810 - Central, Macapá - AP, 68900-030 - (96) 9128-9346 - sejusp.comunica.ap@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá