sexta, 31 de maio de 2019 - 06:04h
SEGURANÇA PÚBLICA DO AMAPÁ PRESENTE EM REUNIÃO NACIONAL DE SECRETÁRIOS
O objetivo do encontro foi debater a integração dos órgãos de segurança pública em todos os níveis.
Por: Izael Marinho
Foto: Divulgação Consesp
Representantes de todos os estados brasileiros discutiram ações de segurança pública durante o evento.

O Estado do Amapá esteve representando na 74ª Reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp), que acontece desde quinta-feira (30) e encerra nesta sexta-feira (31) na cidade de Fortaleza (CE). O representante do Amapá foi o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Coronel PM José Carlos Corrêa de Souza. A abertura da reunião contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, o General Guilherme Theophilo.

O secretário Carlos Souza explicou que o objetivo da reunião foi a integração dos órgãos de segurança pública em todos os níveis, uma vez que os problemas do setor são comuns em todos os estados brasileiros.

“Quando se fala em segurança pública é preciso trabalhar com integração entre os estados, já que hoje são os estados que detém quase a totalidade da responsabilidade sobre a segurança pública das pessoas. Assim, como detentores da maior parcela de responsabilidade, é necessário perceber a importância de tratarmos de pautas comuns”, disse.

Souza observou que a maioria das demandas debatidas pelo Consesp são encaminhadas ao Governo Federal, como foi o caso da criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), cuja idéia surgiu de debates no Conselho.

O Consesp foi criado em 2003 com o objetivo de assessorar os secretários estaduais de segurança pública no acompanhamento e avaliação da política das ações de segurança em todas as esferas governamentais.

Para o secretário amapaense, o Consesp é um colegiado muito importante para a definição de estratégias voltadas à segurança pública e à proposição de medidas a serem encaminhadas ao Ministério da Justiça e à Secretaria Nacional de Segurança Pública. “É um órgão consultivo e de execução das políticas de segurança pública no Brasil”, frisou.

Durante o evento foram debatidos assuntos como o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), o Pacote Anticrime, fontes de financiamento da segurança pública e operações integradas entre os estados brasileiros.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEJUSP - Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Av. Padre Júlio Maria Lombard, 810 - Central, Macapá - AP, 68900-030 - (96) 9128-9346 - sejusp.comunica.ap@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá