quarta, 31 de julho de 2019 - 02:22h
AMAPÁ INSTITUI GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA PARA A SEGURANÇA NA FRONTEIRA
Colegiado vai unificar combate ao contrabando, mineração ilegal, narcotráfico, tráfico de armas, tráfico de pessoas e tráfico de recursos naturais.
Por:
Foto: Divulgação/Secom
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Souza, explicou a necessidade do Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira

Promover a atuação integrada e coordenada de órgãos de segurança pública nas regiões de fronteira é o principal objetivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF) instituído nesta terça-feira, 30, através de Decreto nº 3275, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, no Palácio do Setentrião, em Macapá. Ele disse que o documento vai apenas oficializar um trabalho que já vinha sendo feito pelos órgãos de segurança pública nas fronteiras do Estado.

“O Amapá já vem há muito tempo fazendo seu dever de casa com o diálogo e a integração de órgãos como Exército, Marinha, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”, ressaltou o governador.

O assessor militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, coronel Alexandre Rabelo da Fonseca, está em Macapá e participou da agenda no Palácio do Setentrião nesta terça-feira. Ele explicou que o programa busca restringir a ocorrência de delitos transfronteiriços como contrabando, mineração ilegal, narcotráfico, tráfico de armas, tráfico de pessoas e tráfico de recursos naturais.

“A ideia é fazer repressão a esses delitos para diminuir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança da nossa população”, frisou o coronel.

O coordenador-geral de Fronteiras da Divisão de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, major André Cristiano Dorecki, também esteve no Palácio e disse que, para a execução dessas ações, o governo federal vem trabalhando no projeto V.I.G.I.A., que se baseia em vigilância, integração, governança, interresponsabilidade e autonomia.

“A ideia é aprimorar a gestão e o combate a esses crimes, através do compartilhamento de recursos, pessoal e equipamento”, esclareceu o major.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Carlos Souza, afirmou que essa integração é essencial para que o Estado possa discutir com todos os envolvidos a segurança das regiões fronteiriças.

“O Amapá possui 150 quilômetros de fronteira e precisamos ouvir quem está lá na ponta para equacionar qualquer tipo de conflito”, considerou o secretário.

GGIF

O GGIF visa facilitar as ações promovidas pelo Programa de Proteção Integrada de Fronteira, criado pelo governo federal para fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços. Entre as atribuições do programa está o compartilhamento de informações e ferramentas e a implementação de projetos estruturantes.

O Programa de Proteção Integrada de Fronteira busca promover a atuação integrada e coordenada de órgãos de segurança pública, inteligência, Receita Federal, Fazenda e Forças Armadas nas regiões de fronteira, envolvendo também autoridades de municípios fronteiriços e de países vizinhos.