sexta, 15 de fevereiro de 2019 - 14:29h
GOVERNO DO ESTADO REALIZA AÇÃO PARA DIVULGAR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE COMBATE À CRIMINALIDADE
A divulgação é uma parceria entre a Sejusp, Fecomércio e Agência Amapá.
Por: Izael Marinho
Foto: Netto Lacerda

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), desenvolve neste sábado, 16, na Praça Veiga Cabral, Centro de Macapá, uma ação integrada de órgãos públicos e iniciativa privada para divulgação dos serviços “Alerta Celular” e “Disque Denúncia Amapá”. O evento inicia às 8h e vai até o meio-dia, com cadastro de interessados em usufruírem do serviço WEB Alerta Celular e do aplicativo Disque Denúncia.

A divulgação é uma parceria da Sejusp, através da Coordenadoria de Segurança Comunitária, com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio) e Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá).

O serviço Alerta Celular ajuda a identificar aparelhos celulares roubados, furtados ou extraviados. Basta cadastrar o aparelho diretamente no endereço http://www.alertacelular.ap.gov.br ou através do Portal da Segurança (https://portaldaseguranca.ap.gov.br), de onde o usuário será redirecionado para a plataforma de cadastro.

“O Alerta Celular Amapá tem como objetivo ajudar a devolver aparelhos recuperados para os seus respectivos donos. Além disso, serve como base de consulta para identificar aparelhos roubados, inibindo qualquer tipo de comercialização de celulares que estejam em situação de alerta”, disse o secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, o Coronel PM José Carlos Corrêa de Souza.

O cadastramento do aparelho no sistema permitirá que a polícia, por meio da identificação do IMEI do equipamento, apreenda o celular roubado ou furtado quando encontrado em posse irregular, e devolva-o ao legítimo proprietário.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco que, gentilmente, cedeu a tecnologia para que a Sejusp pudesse implantá-lo no Amapá. O serviço já está em uso também no Pará.

“O Amapá é o terceiro estado do Brasil a usar essa ferramenta que, em Pernambuco, diminuiu em mais de 30% o número de ocorrências policiais envolvendo furto e roubo de celulares”, disse Carlos Souza.

DISQUE DENÚNCIA

Por sua vez, o aplicativo “Disque Denúncia 181” é uma ferramenta através da qual o cidadão pode fazer a denúncia de crimes diretamente às forças de segurança, sem precisar se identificar. As denúncias caem em uma central de monitoramento instalada no Ciodes (Centro Integrado de Operações de Defesa Social) e são coordenadas pela Delegacia de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil.

“O Disque Denúncia 181 é uma ferramenta tecnológica de combate à criminalidade e à violência no Amapá”, disse Carlos Souza.

O aplicativo foi desenvolvido 100% pelo Prodap (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação). Através dele o cidadão pode ainda enviar arquivos de imagens (fotografia ou vídeo), áudios e até usar o localizador para informar o local exato da ocorrência. É possível relatar suspeitas de várias modalidades de crimes, como tráfico de drogas, furtos, roubos, estupros, violência doméstica, porte de armas etc.

O Disque Denúncia está disponível tanto para a plataforma IOS, quanto Android e pode ser baixado pelo endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ap.denuncias181.

“Além de ser um aplicativo para celular, serve também para realizar chamada telefônica à central de monitoramento instalada no Ciodes. É para informar acerca de suspeita de crimes. Não funciona como chamada para emergência policial. No Ciodes, um delegado responsável recebe as denúncias, faz a triagem delas e as encaminha para a unidade policial competente, no caso, a Polícia Militar ou a Polícia Civil”, reforçou o secretário.