segunda, 21 de janeiro de 2019 - 17:26h
SEJUSP INICIA TREINAMENTO DE TÉCNICOS PARA OPERAÇÃO DO SISTEMA DIGITAL DE RADIOCOMUNICAÇÃO
Por: Izael Marinho
Foto: Capitão CBM José Francisco Pinheiro Brazão
Servidores da Segurança Pública durante explanação sobre o Sistema Tetra Digital

Teve início nesta segunda-feira, 21, no auditório da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Macapá, um treinamento técnico sobre o Sistema Tetra de Radiocomunicação Digital para servidores de instituições de segurança pública ligadas à secretaria.

O treinamento acontece no período de 21 de janeiro a 1° de fevereiro, das 9h às 17h. A parte teórica está sendo ministrada no auditório da Sejusp e a prática no Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), onde está instalada a base de radiocomunicação da segurança pública. O instrutor do curso é o engenheiro de telecomunicações João Victor, da empresa Teltronic do Brasil Ltda., que vendeu a tecnologia para a Sejusp.

De acordo com o assessor técnico do treinamento, o Capitão CBM José Francisco Pinheiro Brazão, que também é gestor em Telecomunicações e Tecnologia da Informação, a transferência de conhecimento será dividida em três eixos temáticos: Treinamento Operacional de Terminais (que aconteceu nesta segunda-feira, 21); Treinamento Operacional e Gerenciamento de Sistema (do dia 22 ao dia 25); e Treinamento de Manutenção (que ocorrerá do dia 28 de janeiro a 1° de fevereiro).

Essa é a primeira fase da implantação do sistema de radiocomunicação digital, cujos equipamentos foram adquiridos através de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mais de mil aparelhos de radiocomunicação digital devem chegar a Macapá no início de fevereiro para substituir os atuais rádios comunicadores que ainda operam com a antiga tecnologia analógica na região metropolitana da capital.

“Servidores técnicos da Sejusp, Ciodes (Radiocom), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) participam do treinamento. O pré-requisito para habilitação ao curso era que os treinandos tivessem formação ou conhecimento em telecomunicações, rede de computadores ou Tecnologia da Informação”, informou José Brazão.

Os servidores estão sendo treinados para gerenciar, programar, monitorar e fazer a manutenção do Sistema de Radiocomunicação Digital Tetra, que vai melhorar substancialmente a comunicação em segurança pública.

O curso dará suporte técnico para o sistema de rádio adquirido pela Sejusp. Esse sistema de comunicação já está sendo instalado em alguns estados brasileiros. A nova tecnologia trabalha com criptografia nas comunicações de ponta à ponta, livre de escuta e monitoramento por qualquer pessoa alheia ao sistema.

“Não tem como rastrear a comunicação feita através do Sistema Tetra. Tudo é criptografado com 12 dígitos de criptografia, o que torna o sistema praticamente inviolável”, observa Brazão.

COBERTURA REGIONAL

O sistema ainda está em fase de conclusão, mas já conta com 8 Estações de Rádio Base (ERBs) que fazem a repetição da comunicação e estão instaladas em todo o estado - do Oiapoque ao Jari –, baseadas nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Pracuúba, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Laranjal do Jarí, Santana e Macapá.

As ERBs proporcionam comunicação entre os terminais de rádio, além de possuírem outros infinitos recursos. Conectadas a um computador elas podem monitorar a comunicação 24 horas por dia conectadas a mais outra estação, proporcionando maior cobertura nas comunicações.

“Essas estações são gerenciadas pelo controlador regional que está conectado com o controlador central, em Brasília. A comunicação é feita via internet. Nosso controlador regional está localizado no Ciodes, de onde gerencia todas as ERBs, inclusive as da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que é nossa parceira”, observou o militar.

Atualmente a PRF possui em torno de 20 Estações de Rádio Base instaladas e conectadas com as ERBs da Sejusp no estado todo. Através dessa rede é possível a comunicação via rádio HT (‘hand-talk’, rádio transmissor portátil) até Serra do Navio pelo “linhão” Oeste. Já no “linhão” Norte a comunicação via rádio chega até a entrada de Tartarugalzinho. E no eixo Sul até a localidade de Camaipi, na região do Jari.

“Nosso sítios de comunicação do sistema têm autonomia para funcionar independentemente da rede estar funcionando até Macapá. Eles funcionam de forma ‘full back’, isoalados”, frisou o capitão.

Quando estiver totalmente implantado, o sistema permitirá que a comunicação entre Oiapoque e Macapá seja feita tanto pelo “linhão” da PRF, quanto por MPLS (‘Multiprotocol Label Switching’), que é um mecanismo em redes de telecomunicações de alto desempenho, que direciona dados de uma base da rede para a próxima base, num caminho menor, ao invés de endereços de rede longos. Evitando consultas complexas em uma tabela de roteamento.

Isso será possível devido a uma parceria entre a Sejusp e o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que fornece 10 megas de internet nos fóruns de Oiapoque e Laranjal do Jari. Com isso, a comunicação da segurança pública funciona plenamente do Jari e de Oiaqoque diretamente até Macapá, onde está a base regional do sistema.